Livro #7 - A Esperança / Suzanne Collins

Título: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: ROCCO
Tradução Por:  Alexandre D'Elia
Edição: 1ª Edição
Qtde. de Páginas: 424
Onde Encontrar:
Submarino R$: 24,90 

Avaliação: 



Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.


Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.




Resenha ( Contém Spoilers do 2º livro )

Assim como nos outros dois primeiros livros, A Esperança também é dividida em três partes. Na primeira, As Cinzas, assistimos Katniss tentando digerir tudo o que aconteceu na arena, a ausência de Peeta e o medo do que ele possa estar passando nas mãos do Presidente Snow, o fato do distrito 12, seu distrito de origem ter sido completamente destruído, restando apenas a vila dos vencedores e claro a terrível adaptação as regras do distrito 13 e as exigências de Coin. Mais do que nunca a pressão de tornar-se Tordo a aflige e é um momento difícil para fazer escolhas tão importantes. A Capital tem usado Peeta para desencorajar Katniss e os rebeldes através de pequenas gravações que tem sido exibidas em todos os distritos mas é claro que isso só acaba por encorajar ainda mais nossa protagonista.

A segunda parte, O assalto, fala sobre a guerra e a real situação dos outros distritos, tem os pontoprops tanto da Capital quanto da resistência, o treinamento de Katniss e é revelado também mais sobre o distrito 13, o quanto ele é grande, seguro e controlado. Vamos conhecer um pouco mais de perto os demais distritos e as reais consequências que uma guerra pode trazer, essa parte promete momentos bem tensos e emocionantes, sem contar que a cabeça de Katniss está a mil e a dúvida, a vontade, força, motivação, paixão, tudo se confunde um pouco.

Por fim na terceira e última parte. A assassina, a guerra explode e dessa vez vamos lutar na Capital, os combatentes tem em suas mãos a missão de suas vidas e devo alertá-los que muita gente fica pelo caminho, poiséh poiséh T.T, infelizmente não ha tempo para luto e a guerra continua, mas do que nunca é matar ou morrer e Katniss não tem nenhuma intenção de morrer, ela está mais determinada do que nunca. Prepare-se para um final surpreendente, aos poucos cada personagem revela sua verdadeira face e as peças do tabuleiro mudam de lugar, com reviravoltas, sofrimento e muita emoção Suzanne C. fecha a trilogia Jogo Vorazes com chave de ouro, leitura obrigatória e mais que recomendada.


Considerações Finais

Na minha opinião A Esperança é o melhor livro da série e devo admitir que toda a trilogia Jogos Vorazes me surpreendeu muito, não sou um fã de distopias, mas sem dúvida essa merece os meus parabéns, história bem construída e ambientada, personagens cativantes e complexos, o livro acabou e me deixou aquela sensação da saudade e de quero mais, infelizmente tudo que é bom dura pouco e Jogos Vorazes acabou, mas ao menos podemos esperar pela adaptação cinematográfica de A Esperança que será dividida em dois filmes. É isso, espero que tenham gostado, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário