Livro #6 - Em Chamas / Suzanne Collins

Título: Em Chamas
Título OriginalCatching fire
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: ROCCO
Tradução Por:  Alexandre D'Elia
Edição: 1ª Edição
Qtde. de Páginas: 416
Onde Encontrar:
Submarino R$: 24,90 

Avaliação: 



Sinopse


Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Resenha ( Contém Spoilers do 1º livro)


Katniss e Peeta vencem os jogos e seu suposto gesto de "amor e coragem" é visto como um desafio pelo Presidente Snow  (regente da capital e toda Panem), com o coração cada vez mais divido entre Gale e Peeta ela agora enfrenta aquele que parece ser o seu maior desafio, mas tá, perai, vamos começar do começo certo?? Agora que os jogos acabaram Tanto Katniss, quanto Peeta ganham uma casa luxuosa na aldeia dos vencedores e uma vida bastante razoável, ela não precisa mais da caça para sobrevivência e pode muito bem manter sua família com dignidade, isso é o bastante para satisfazê-la? mas é claro que não! Tudo o que ela faz no começo do livro é reclamar, ela reclama, reclama e reclama, temos o Gale que no meu ponto de vista é um insuportável e incompreensível, vulgo (Jacob Crepúsculo - não muda nada) que vai pressioná-la com seu amor sufocante, em contra partida, temos o Peeta, uma perfeito cavalheiro que respeita o que ela tem passado e lhe dá o tempo necessário, mesmo depois de se decepcionar com a mesma no final do primeiro livro.
Como é de costume, os tributos vencedores devem se preparar para a turnê da vitória que consiste basicamente em passar pelos 12 distritos e por fim pela capital distribuindo sorrisos, acenos e declarando o quanto a Capital é gentil e condescendente com os campeões, mas o caso de Katniss e Peeta é especial ( é claro!), pouco antes de sair para turnê Katnip recebe a visita do próprio presidente Snow, que amorosamente ameaça seu amante e amigo (Gale) e sua família caso ela não convença a todos e inclusive o dito cujo que ela e Peeta possuem um amor verdadeiro, uma vez que o fato dos dois terem vencido ao invés de ser visto como um gesto romântico, foi visto por algumas pessoas como um ato de desafio a Capital e desde então tem gerado tumulto. ela consegue convencer a todos?? Mas é claro que não Hahaiii!! e é ai que a coisa esquenta.

A cada 25 anos é transmitido o que eles chamam de Massacre Quaternário que consegue ser ainda pior que os jogos em sí, no último massacre por exemplo, ao invés de 1 garoto e 1 garota de cada distrito foi selecionado 2 garotos e 2 garotas, totalizando 48 tributos, então pensa néh? poiséh, essa é a prova de que tudo pode piorar e muitas vezes piora, o novo idealizador do jogos, Plutarch H. tem então a brilhante idéia de realizar um massacre apenas com tributos vencedores, O QUEEE???? Isso mesmo queridos, levando em consideração que o último vencedor de distrito 12 é o nosso querido Haymitch A. e este venceu a 25 anos atrás, nossa amada, ou nem tão amada assim Katniss voltará uma vez mais para a arena e como isso fica???? Não conto! leia o livro horass, rs... para não ficar tão no ar assim adiando que Suzanne C. novamente nos metralha com muitas cenas de ação, suspense, romance talvez, novos personagens e alguns spoilers do 3º livro. Leitura mais que recomendada, no Em Chamas a história só evolui e nos mostra que Y.A. pode sim ser uma boa leitura.

Um comentário: