Livro #1 - O oceano no fim do caminho / Neil Gaiman

Nome: O oceano no fim do caminho.
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Tradução Por: Renata Pettengill
Lançamento: Junho de 2013
Edição:
Qtde. de Páginas: 208

Avaliação: 

Sinopse. 


Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Crítica.


Antes de mais nada devo dizer que ADOREIIIIIIII este livro, é isso, ele é fantástico no melhor sentido da palavra, sabe aquele livro que te arrebata e ai quando acaba, você o trás pra junto do seu peito e o abraça com aquela saudade, alegria, tristeza, vontade de chorar, sorrir e contar para todo mundo o que você está sentindo? poiséh, foi o que ele me fez sentir, já sou um grande fã do Neil Gaiman e depois desse livro devo dizer que ele ganhou ainda mais pontos comigo, mas vamos ao que interessa. 


O narrador é um adulto (sem nome) isso mesmo, você vive toda a história sem saber o nome do personagem principal, o que é muito bom, porquê te coloca ainda mais no lugar dele, ele está em um funeral, provavelmente da sua família e decidi sair de carro pela cidade, sem rumo, até se perceber perto da sua antiga casa, onde morou na infância e não ia a muito tempo, a casa está mudada e seus pais não moram mais lá, é quando ele se lembra de uma antiga amiga de infância, Lettie, que morava na última casa da rua, decide então ir até lá para saber notícias dela, já que não a via a muito tempo, Lettie não está na casa, mas ele é bem recebido pela mãe da moça e pede a senhora que o deixe ir até os fundos da propriedade onde existia um laguinho, laguinho este que Lettie o convenceu ser um oceano pelo qual sua família navegou da velha pátria para o nosso mundo, ele se senta próximo ao lago e então recorda dos momentos que viveu com Lettie quando ele ainda tinha 7 anos e ela 11.

A história é fantástica, encontramos simplicidade, sofrimento, ação, fantasia, magia, é difícil descrever. Aos poucos a história vai perdendo os elementos de "realidade" e vai mergulhando numa fantasia psicológica criada por uma criança de 7 anos, que te conduz a mergulhar nesse oceano de possibilidades que nos faz questionar se tudo aquilo era apenas a criação de uma mente fértil infantil ou uma fantástica realidade indecifrável. Cheio de simbolismo e aventura Gaiman conquista todos os públicos com esse lindo livro, sem dúvidas mais que recomendado.


Não posso me aprofundar muito ao resenhar esse livro já que o gosto da aventura está na surpresa e no desenrolar de cada passo do garoto, mas basta dizer que é um livro fantástico, que vale MUITO a pena ser lido, o livro é barato,  pequeno e feito de excelente material, meus parabéns para editora intrínseca.

Recepção Crítica / Folha de São Paulo 15/06/2013.



A obra nasceu de experiências vividas por Gaiman: o cenário é a Sussex de sua meninez, os ambientes são baseados na casa em que morou, o carro do pai do personagem foi roubado como o Mini do pai do autor, e o ladrão do automóvel, na vida real e no romance, cometeu suicídio.

Por causa de um velório, o narrador já adulto volta a sua cidade natal. Um passeio pelas ruas onde brincara quando tinha sete anos o leva até a casa das mulheres Hempstock, e ele mergulha no oceano das lembranças.

Em primeira pessoa, conta com olhos e linguagem de adulto as experiências do passado, o encontro com Lettie e os embates com pássaros vorazes e monstros.
Tudo dito de forma simples, um relato despojado que torna as cenas ainda mais terríveis (ou românticas).

Ainda que sem mortos-vivos ou criaturas gosmentas, o texto bebe na fonte de Stephen King: tal como o mestre do suspense, transfigura os medos da infância. Aliás, King é citado por Gaiman nos agradecimentos.

Imbricadas no relato, há grandes frases, como "A língua é o fundamento da construção de tudo", e descrições tocantes, como "A sensação era de que todo o calor de meu corpo havia sido roubado de mim".

Que ninguém se engane com as bruxarias. Por baixo das fantasias, Gaiman discute questões de fundo, como ele disse numa entrevista ao jornal "The Independent".
"Quando somos muito pequenos não podemos fazer realmente alguma coisa --não temos poder de decisão, não temos dinheiro nem recursos, às vezes nem temos ideia do que está acontecendo."

Considerações Finais

Bom queridos, como já disse e vou repetir, não deixem de ler esse livro, ele é uma delicia, me trouxe de volta um Allex a muito esquecido, o Allex de 7 anos que já nem lembrava mais, ele estava fazendo falta. Sorri, chorei e me encantei completamente por essa obra, super recomendo e assim que minha câmera chegar (espero que não demore) com certeza farei uma vídeo resenha do livro. Pra quem está interessado em adquirir um exemplar, na Livraria da Folha ele está em promoção  por apenas R$: 16,10 e no Submarino por R$: 18,10 super barato néh? Então corre e compra o seu, leia e não esquece de comentar aqui o que achou certo? 

Bom, é isso! Se gostou e deseja seguir o blog dá um curtir ai no cantinho superior direito na nossa página no facebook e receba em primeira mão as novas resenhas do blog, valew, até mais...


10 comentários:

  1. Gostei da resenha, mesmo que tenha desejado nos revelar um pouco mais de sua leitura, sua resenha se manteve as críticas pessoais sobre o livro, o que posso dizer é que o blog esta muito bom caro Allex.
    Pretendo assim que possível comprar este livro e lê-lo, me instigou a busca-lo.

    Att;

    ResponderExcluir
  2. É verdade Fernando, é mais um recomendação do que de fato uma resenha, é porquê o livro é pequeno e tudo acontece muito rápido se eu entregasse mais poderia acabar estragando a surpresa, mas como te conheço vou logo dizendo, vc assim como eu perceberá muitas coisas por trás da história inclusive a presença da Deusa Tríplice de uma forma muito digna. HSUAHS

    ResponderExcluir
  3. Malgrado você tenha corrido até mim para contar sobre o livro assim que terminou, não posso deixar de dizer que li bastante interessado sua resenha. Sua parcialidade não afeta a visão que alguém possa ter da sinopse. É uma parcialidade saudável, poderia decidir ou não comprar o livro, ainda estou refletindo sobre devido ao tempo curto. Entretanto, o parabenizo, tem sido feliz em suas resenhas.

    Att;

    ResponderExcluir
  4. Deve ser bom o livro, Já viu a trilogias feios, perfeitos e especiais? De Scott? Estou amando esse livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar sim, inclusive estou louco pra comprar, já vi umas vídeo resenhas a respeito, muita gente falou bem.

    ResponderExcluir
  6. A Intrínseca nunca decepciona. Sempre livros sensacionais. Adorei a resenha, estou com vontade de ler agora.. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar , com a resenha deu mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  8. Primeiro vou falar da sua resenha. Achei que ainda que sua emoção seja praticamente palatável, você preservou o suspense e não revelou nenhum pouquinho que pudesse prejudicar nossa leitura, mas ao mesmo tempo deixou um doce gostinho que faz o desejo de ler ficar quase insuperável...e quanto à história em si, achei maravilhosa, vou comprá-lo e então volto aqui para dizer o que achei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Uma resenha muito bem elaborada que conseguiu prender minha atenção e me deixar ansiosa para iniciar a leitura desta obra. Parabéns , Allex , pelo blog e por ter consguido se expressar muito bem a respeito deste livro. Despertou minha curiosidade! ;)

    ResponderExcluir
  10. Ainda quero ler mais trabalhos do Neil... :)

    ResponderExcluir