Livro #3 - A noz de ouro / Catherine Cooper

Nome: A noz de ouro
Autor(a): Catherine Cooper
Editora: Bertrand Brasil
Tradução Por:  Maria de Fátima Oliva do Coutto
Edição: 1ª
Qtde. de Páginas: 266


Avaliação: 

Sinopse


A vida de Jack Brenin muda no momento em que ele encontra um objeto encantado no chão. Sem querer, acaba entrando numa aventura extraordinária por um mundo que pensava existir somente em sonhos. Nora, uma druidesa, e Elan, uma ninfa, são as novas vizinhas de Jack. Após ficarem amigos, elas lhe contam sobre a profecia do Eleito, que diz que o menino que for capaz de ver a noz de ouro poderá salvar hamadríade, a árvore de vida, que corre perigo. Na verdade, as florestas do mundo estão morrendo. Mas, se ele não é corajoso nem forte, como poderia ser o Eleito mencionado em uma antiga profecia?

Resenha


O livro conta a história de Jack Brenin, uma criança normal que acaba de se mudar da Grécia para morar com o avó em um pequena cidade na Inglaterra, seu ano letivo ainda não começou e ele se assusta com a possibilidade de ficar só, já que todas as pessoas que conhecia ficaram em sua antiga cidade, inclusive o pai. Não demora muito e logo nos primeiros passos que o garoto decide dar pela cidade sozinho, acaba sendo confrontado e "agredido" por um grupo de jovens que se divertiam em um campo de futebol. na tentativa de fugir dos garotos ele se esconde em uma cerca viva que fica na propriedade Ewell e é ai onde toda a aventura começa, ele é resgatado da cerca por Nora a dona da antiga propriedade, ela o recebe com bastante gentileza, mas Jack se despede agradecido e espera não encontra-la novamente tão cedo.  É claro que as coisas não acontecem conforme o esperado, no caminho de casa, Jack encontra uma noz dourada e posteriormente descobre que a mesma é um instrumento chave para se abrir um portal que o conduzirá ao passado para mudar a história.
Tudo é bastante clichê, Jack descobre que é (O Eleito) e precisa ser treinado para voar e assim conseguir atravessar o portal para recuperar umas placas que serão a salvação da floresta de Glasruhen, nesse percurso ele conhece Elan que é uma ninfa, Orin uma ratinha fofa (que fala), Arrana uma hamadríade, Camelin o corvo (mais legal) e vários outros personagens... 
A narrativa é leve e meio atropelada, tudo acontece rápido demais e nenhum obstáculo parece de fato um obstáculo, os personagens são pouco desenvolvidos e a história muito infantil, um dos pontos positivos é que a história mostra um pouco da mitologia celta e isso é o mais legal do livro, porque não é muito comum, se não me engano a série será composta de 5 livros, não sei se pretendo ler os outros e honestamente não acho que essa história possa ser comparada a de Harry Potter, como foi, mas se procura uma aventura leve e despretensiosa ou se for indicar para uma criança pode ser divertida.


Considerações Finais

É isso! Dei apenas 2 estrelas porque achei o desenvolver da história muito bobinha, a premissa era boa, mas infelizmente foi mal desenvolvida, espero que isso mude nos próximos livros. Se você leu isso até aqui, por favor, comenta e curta nossa página no facebook, até mais.


2 comentários:

  1. Inicie a leitura do mesmo livro, achei completamente leve e simples a sua leitura, porém compartilho de mesma crítica, os fatos ocorrem de forma sequencial sem muita complexidade e por vezes um atropela o outro. Porém para uma tarde de sábado de um ano qualquer é realmente uma boa leitura.
    E claro, aos pais, é uma excelente leitura para a beira das camas de seus filhos...

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Bom, já imaginava que não daria uma nota alta pelos seus comentários enquanto lia o Livro, e por outros comentários que ouvi. Ainda assim, parabenizo a resenha. Depois dela, irei evitar o livro rsrsrs não é bem o tipo de narrativa que me atrai.

    ResponderExcluir