Livro 4# - A menina que não sabia ler / John Harding

Título: A menina que não sabia ler
Título Original: Florence & Giles
Autor(a): John Harding
Editora: LeYa
Tradução Por:  Elvira Serapicos
Edição: Edição Econômica 
Qtde. de Páginas: 224
Onde Encontrar:
Americanas R$: 9,90Submarino R$:19,90

Avaliação: 

Sinopse

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e decadente mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. 

Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros? Únicos companheiros e confidentes? Antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Resenha


O livro é narrado em primeira pessoa pela Florence, uma criança de 12 anos (Muito bem dotada por sinal) orfã de pai e mãe, vive com Giles, seu irmão casula na mansão do tio. Um dia Florence descobre uma imensa biblioteca na mansão, que vivia fechada, já que seu tio não permitia que ela aprendesse a ler, por algum motivo pessoal ele era contra esse tipo de educação para mulheres, mas determinada, ela decide aprender a ler sozinha e faz da leitura seu principal hobby, com o passar do tempo seu irmão e único amigo é mandado para um instituto de ensino na cidade e Florence fica isolada na mansão, exceto pelas visitas do seu agora novo e estranho amigo Theodore. Acontece que devido ao fato de Giles não ter se adaptado a escola [ vítima de bullying ] ele retorna a mansão e decide-se então que ele será ensinado por um preceptora e é ai que a história sofre sua revira-volta.
A primeira preceptora de Giles é a Srta. Whitaker, ela é boa e se adapta bem a casa, as crianças e aos empregados, mas um dia em um passeio de barco com Florence, no lago da propriedade, acontece um acidente [ muito mal explicado por sinal ] e ela vem a óbito, sendo substituída pela Srta. Taylor a nova preceptora de Giles. Florence passa a desconfiar quase que imediatamente dela, acredita que a nova preceptora deseja roubar seu irmão e comê-lo?! Poiséh, a história vai ficando meio louca e desencadeia uma sequência de ação, fuga e planejamento para deter a Srta. Taylor, Florence desconfia que ela possa ser o fantasma da Srta. Whitaker, agora rancorosa por não ter sido salva no dia do acidente. 

Se eu contar mais acabarei soltando algum spoiler, não posso dizer que não gostei do livro, achei até bem legalzinho, só não me convenceu sabe? como uma criança de 12 anos poderia agir de forma tão calculada? como aprenderia a ler sozinha tão facilmente? e tem várias outras coisas, o final então, é bem inesperado, deixando o leitor com uma série de perguntas que nunca serão respondidas, seria a Srta. Taylor um fantasma vingativo? Tudo não passava da criação da mente fértil de uma criança que lia histórias de horror demais? Seria Florence uma esquizofrênica? ainda assim pra quem curte uma história de suspense e mistério vale apena conferir, a narrativa é bem fluida e o livro chama a atenção do leitor durante toda a história, por isso classifico a história como boa e dou 3 estrelas. É isso! Se gostou não deixe de comentar e seguir a nossa página no facebook, até mais.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário